Comunique os problemas na sua Rua através do nosso formulário aqui.

O Nadadouro


Pode consultar o Decreto-Lei que institui a freguesia do Nadadouro, aqui
Nadadouro é uma freguesia portuguesa do concelho de Caldas da Rainha, com 10,66 km² de área e 1 904 habitantes (2011). Densidade: 178,6 hab/km².
Freguesia do concelho das Caldas da Rainha, com tradição na agricultura, pesca (Lagoa de Óbidos) e zona industrial das Caldas da Rainha. Actualmente parte da sua população também se dedica aos serviços na cidade das Caldas da Rainha.

A freguesia é composta pelas seguintes povoações e locais: Casal dos Chãos, Cumeira, Casal Novo, Touguio, Casais da Fonte, Corujeira, Vale de Égua, Casais do Regato, Casinhas, Alto, Covões, Casal da Avé Maria, Casal das Salgueiras,Cercas, Poça dos Ninhos.
Embora a povoação do Nadadouro seja anterior ao século XIX, aparecendo no arquivo paroquial da Freguesia da Serra do Bouro, apenas se tornou sede de freguesia civil em 1957.
Nos anos 50 e 60 existiu um fluxo migratório com grande expressão para o Canadá, França e Estados Unidos, países onde hoje existem grandes comunidades de emigrantes.
Segundo a tradição, a origem do nome da freguesia deve-se ao hábito dos pastores conduzirem os seus rebanhos até à lagoa e aí descansarem tomando banho. Assim, começou a designar-se esse lugar de Nadadouro.

Como locais de interesse turístico salienta-se: o edifício da escola primária, mandado edificar em 1910 por Francisco de Almeida Grandella. Na fachada do edifício ainda se pode ver o retrato do jornalista António França Borges, a quem Francisco de Almeida Grandella dedicou a construção.
A Igreja Matriz foi ampliada anteriormente em 1988 e da construção original restam o altar em talha dourada e uma ornamentada pia baptismal.
No largo da igreja fica um coreto de construção muito antiga que, no entanto, já sofreu remodelações; Cais da Rainha no Braço da Barrosa, mandado construir por D.Sebastião, do qual restam alguns vestígios.

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe um comentário muito obrigado. MPN - Movimento Pelo Nadadouro